Jesus, Manso e Humilde de Coração, Fazei nosso coração semelhante ao Vosso!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude - Eu fui!

 A Jornada Mundial da Juventude é o grande encontro global de jovens com o Papa que se realiza cada três anos num lugar do mundo. Desta vez se realizou em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.
Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

 A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.

 Nossa paróquia esteve presente através da jovem Camila Estrela, que nos conta um pouco de sua experiência:

É com muita alegria que escrevo sobre minha experiência de participação na Jornada Mundial da Juventude deste ano que se deu na Espanha em Madri.
Primeiramente esta viagem representa mais um milagre vindo das mãos misericordiosas de Jesus em minha vida. Louvo a Deus por todos aqueles que oraram e torceram para que eu participasse desta Jornada!
Estar em um país estrangeiro, longe de casa, dos amigos, do namorado, enfim do mundo habitual do qual estou acostumada foi inicialmente o início de um conjunto de sensações inéditas experimentadas ao longo dos onze dias que estive em Madri.
A dificuldade de entender o espanhol, de se locomover, o calor, dormir com mais de duzentas meninas italianas e francesas com hábitos completamente diferentes, dormir todos os dias às duas da manhã e acordar às sete para tomar banho num banheiro um pouco mais vazio para agüentar o forte calor, sabendo que o mesmo apenas se daria novamente à noite... Nada disso superou o carinho de Deus em todos os momentos!
Que amor que me constrangeu todos os dias, no esforço dos espanhóis para compreenderem o português no colégio em que ficamos e nos bares para explicarem o que era a comida do cardápio, no simples gesto das crianças borrifando água em nós peregrinos que caminhávamos 3km para a vigília debaixo de um sol escaldante, no dividir a água com irmãos de outros países, em ter alguém para partilhar o dia e um gesto para diminuir a saudade encontrado no sorrido de um novo irmão que se conhecia.
A experiência de ver e fazer parte de uma multidão que gritava “Benedicto!!!” e “Esta es la juventude del papa!!!” Não teve preço! Sentir o coração apertado de emoção por fazer parte da igreja de Cristo e ter Pedro agora na pessoa de Bento XVI falando em português foi demais!
Ao ouvir nosso querido papa dizendo que deixássemos que a Palavra entrasse e criasse raízes em nossos corações, sobre a qual deveríamos edificar nossa vida na qual deveríamos nos amparar mutuamente na fé e que temos necessidade da Igreja e ela de nós, foi possível entender o grande mistério de Cristo que nos escolhe para que Ele continue entre nós.
Se perder do grupo e no meio de uma multidão encontrá-lo novamente, se virar falando inglês, encontrar brasileiros que nos explicaram onde era o restaurante brasileiro que tinha “feijão”, louvar a Deus por todo o cansaço e por comer quase todos os dias no Mc’Donalds foram acontecimentos simples em que Ele sempre esteve presente.
Espero que toda aquela multidão, assim como eu, estejamos mais “enraizados e edificada em Cristo e firmes na fé” Pois nada teria sentido se este não fosse o verdadeiro fruto desta Jornada, contemplar Jesus nos rostos de vários países foi importante para ver que Ele está em toda parte, na medida em que ouvimos e respondemos ao Seu chamado.
Com o vento forte da vigília juntamente com a chuva do dia do show da Vitória na praça Madri Rio pudemos sentir Pentecostes, além da interação e do louvor único erguido a Jesus, mestre e Senhor.
Para mim a JMJ 2011 foi mais que uma viagem a Madri, foi encontrar com Jesus em cada esquina, acordar com ele todas as manhãs e vê-lo em cada situação. A experiência de Pentecostes se realizou não apenas porque pedimos cantando “chuva de graças”, mas porque o próprio Senhor da graça esteve conosco, rindo, cantando, falando, caminhando e dormindo junto a nós todos os dias!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PASTORAL DA CRIANÇA NA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

"A pastoral da Criança, fundada por Zilda Arns (1983) é uma organização social que não esquece verdadeiramente de testemunhar a fé católica.
A pastoral da criança foi a principal arma contra a mortalidade infantil no Brasil e no mundo. Está em 20 países no mundo. O papel de uma agente  de pastoral é orientar mães em pequenos detalhes que fazem grande diferença na saúde familiar como higiene pessoal, nutrição, amamentação e acompanhamento de grávidas, dentre outros. Depois da capacitação a 'celebração da vida' (pesagem) é feita uma vez no mês das crianças na paróquia e uma vez no mês há uma  visita da agente na residência da criança para mais orientações. Também compete a pastoral orientações sobre planejamento familiar pelo método que a Igreja aprova (método Billings)."



 AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA O CURSO QUE DÁ FORMAÇÃO PARA SE TORNAR UMA AGENTE DE PASTORAL DA CRIANÇA. O CURSO TERÁ DURAÇÃO DE SETE SÁBADOS E COMEÇA DIA 03/09 DAS 9 ÀS 11H NA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.



                                        Júlie, ao centro, com as irmãs da Paróquia São José Operário de Realengo, iniciando 
                                                 o trabalho da Pastoral da Criança na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.


A sua inscrição poderá ser feita após a Santa Missa das 7, 9 e 18h ou deixe seu nome e telefone na secretaria durante a semana.

Texto enviado por Júlie, paroquiana e participante da Pastoral da Criança.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!

O curso de agente pastoral já está em andamento!
Mas se você quiser ajudar a Pastoral da Criança, seja um voluntário! Deixe seu telefone na secretaria para que entrem em contato!


A Paz de Cristo e o Amor de Maria!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vigília pela JMJ Madrid


Toda a juventude está convidada para participar da “Vigília JMJ Madri / Rio”, que acontecerá a partir das 22h, no dia 20 de agosto, no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio. A entrada é franca, mas os ingressos são limitados e devem ser adquiridos antecipadamente nas paróquias.

O objetivo do encontro, promovido pela Arquidiocese do Rio, é reunir a juventude em um grande louvor, para integrar as pessoas que não tiveram a oportunidade de ir para a JMJ 2011 com os jovens de todo o mundo, que vão participar da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 16 e 21 de agosto, em Madri.
- Em virtude da grande procura e do número limitado de ingressos, pedimos que cada jovem, que ganhar o convite, cumpra o compromisso de participar desse grande evento, para que nenhum lugar fique vazio, incentivou o vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo.
Os principais momentos serão: a celebração Eucarística e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Santa Missa, os participantes terão a oportunidade de assistir, simultaneamente, a homilia do Papa Bento XVI, que será transmitida ‘ao vivo’, diretamente da Espanha.

A programação será diversificada e incluirá diversas atrações, como apresentações artísticas, testemunhos e momentos de louvor, que serão conduzidos por diversos cantores e ministérios católicos, entre eles: Padre Omar Raposo, Banda Cristo Redentor e Sambadorando.

Os portões do ginásio serão abertos às 20 horas e a vigília acontecerá até às 6h do dia 21 de agosto. Em breve, cada secretaria paroquial receberá os ingressos para que possa repassar para os jovens paroquianos que se inscreverem.


Fonte: www.arquidiocese.org.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Família: Ideia genial de Deus



Na paternidade de Deus e na maternidade de Nossa Senhora, os irmãos se encontram e celebram a fé. Na família, criada e santificada pelo Senhor, a vida é gerada e encontra o seu ninho de amor e proteção. Na figura do pai e da mãe, a natureza humana é formada em equilíbrio para cumprir a missão sonhada por Deus. Dentro das celebrações da Semana Nacional da Família, que acontecerá até o próximo sábado, dia 20 de agosto, continuamos a refletir sobre a importância da família para o bem da sociedade. Confira a entrevista com o Bispo Emérito de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, que durante muitos anos foi o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.




Testemunho de Fé - O que representa a família para a sociedade?
Dom Rafael - A família é a célula básica da sociedade. Se a sociedade está doente, é porque a família está doente. O homem nasce, cresce e aprende o sentido do amor em uma família. Os homens se habitam e se santificam em uma família. A família é como a fonte energética de todos os homens, e uma série de fenômenos negativos que ocorre na sociedade é em decorrência de famílias mal estruturadas. A família é a primeira educadora, e a Igreja é um complemento. Na Igreja doméstica não está o Santíssimo Sacramento, mas é nela que a criança aprende a verdade.


TF - Como o senhor vê os problemas da violência e das drogas nas famílias de hoje?
Dom Rafael - Esses problemas são sintomas de uma doença mais profunda na sociedade: narcotráfico, violência e drogas. Essas pessoas não são más, lhes falta um sentido da vida e do amor. São pessoas que estão à procura da felicidade, e como não encontram a felicidade verdadeira, acham que vão encontrar nas drogas e até mesmo na liberação sexual. Nós, quando nos relacionamos com Deus, sentimos uma grande felicidade, e essa vida mística é como um pedaço de Céu, é como saborear uma felicidade eterna para lavar a alma. Isso é o que eles pretendem com a droga, mas não conseguem.


TF - Os modelos de famílias dependem de cada época?
Dom Rafael - Essa teoria é história para justificar determinadas situações. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança; a origem do homem está na origem da própria criação. A união do homem e da mulher é natural; quem quer inventar outra coisa é porque quer desviar a atenção. Uma família formada por duas pessoas do mesmo sexo é anormal, não é um modelo familiar. Isso não é uma família, isso não é matrimônio. A família é que deve dar a orientação sexual aos filhos, e não o Estado querendo impor um modelo de orientação sexual inventado por eles.


TF - E em relação aos filhos desse tipo de relação. Como eles ficam?
Dom Rafael - Este é um grave problema. Imagina na escola quando a professora pede para falar com a mãe da criança, e ela diz que não tem mãe porque seu pai vive com outro homem. Os filhos devem ter pai e mãe, não podem ter dois pais e duas mães. Não entro no mérito da relação jurídica, mas isso não pode ser considerado um modelo familiar, isso não é uma família, isso não é matrimônio para fazer contratos. O Estado quer impor um determinado modelo sexual nas escolas; está deturpando o direito primário que tem uma família de educar os seus filhos.


TF - E a educação religiosa?
Dom Rafael - É a família também a primeira que deve dar a educação religiosa aos filhos, mas é positivo o acordo entre a Igreja e o Estado. Nele há um artigo que fala da obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas primárias. Uma educação religiosa pluralista: os católicos, com professores católicos, os judeus, com professores judeus, os evangelistas, professores evangelistas. Mas hoje com tantas seitas, não sei como terá um professor para cada uma delas. Se as escolas têm aulas de inglês, de chinês, de piano, por que não podem ter a opção de escolher a opção religiosa, que é muito mais significativa no contexto geral do Brasil do que estudar piano, por exemplo?


*Entrevista publicada no Jornal Testemunho de Fé – Edição 14 a 20 de agosto


Fonte: www.arquidiocese.org.br

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Na festa da Transfiguração, Igreja do Rio ganha mais 11 presbíteros

A Igreja, que pede operários para a messe de Cristo, se reuniu para agradecer a Deus pelos 11 novos presbíteros ordenados neste sábado, 6 de agosto, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.
No silêncio das preces, durante as orações e nos louvores, a graça de Deus transbordou e envolveu os presentes.
- O Senhor continua a chamar os seus escolhidos do meio do povo, para que eles entreguem a vida com o coração indiviso. E por esse dom, que é a ação de Deus, um hino de louvor deve sair do nosso coração. Devemos continuar a rezar e a pedir ao "Senhor da messe que envie novos operários". E que a nossa vida missionária cresça ainda mais, incentivou o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, que presidiu a celebração eucaristica.

A celebração, transmitida pela Web TV Redentor e pela Rádio Catedral, foi concelebrada pelos bispos auxiliares: dom Antonio Augusto Dias Duarte, dom Pedro Cunha e dom Nelson Francelino, pelo bispo emérito dom Assis Lopes e pelos vigários episcopais. Estiveram presentes também inúmeros sacerdotes, diáconos e seminaristas, além de parentes e amigos dos novos padres.
“Eis o meu filho, muito amado, escutai-o”. (Mt 17,5)
- A celebração de hoje nos lembra que, em nosso ministério, teremos sempre os momentos de “Tabor”, ou seja, de carinho de Deus, que geram alegria ao coração para nos animar e fortalecer na caminhada. São esses momentos de grande felicidade que nos impulsionam a passar pela cruz com fé e coragem. É preciso crer no Senhor e testemunhar com alegria a luz e a vida que encontramos em Cristo. Não tenham medo, afirmou dom Orani.
Durante a santa liturgia, os presbíteros, acolhidos e confirmados pela Igreja de Cristo, também foram motivados pelo arcebispo a permanecerem prostrados aos pés do Senhor, para que possam proclamar a verdade do Evangelho e santificar o povo através dos sacramentos.
- É uma alegria muito grande saber que Deus, que nos chamou e confirmou a nossa vocação, vai dar continuidade a obra de Nosso Senhor através da nossa vida. O sacerdócio não é nosso, é de Jesus Cristo, somos apenas seus colaboradores. Peço as orações do povo de Deus, para que possamos ser fiéis ao ministério, disse o padre Antonio José dos Santos.

Confira, abaixo, os nomes e as paróquias de origem dos padres ordenados:
Padre André Zhao Delei – Paróquia São José (China)
Padre Antonio José dos Santos – Paróquia São Marcos, Barra da Tijuca
Padre Arisio Moreira Taylor Junior – Paróquia São José, Magalhães Bastos
Padre Cláudio Antonio Soares – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Complexo do Alemão, Inhaúma
Padre Diogo Rodrigues Oliveira – Paróquia São Benedito, Pilares
Padre Pedro Li Tiangang – Paróquia São José (China)
Padre Roberto dos Santos Pereira – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Rocinha
Padre Rogério Costa Félix – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Rocinha
Padre Thiago de Carvalho Humelino – Paróquia São Sebastião, Deodoro
Padre Walter Vieira Neto – Paróquia São Pedro de Alcântara - Igreja Nossa Senhora da Paz, São Gonçalo/ RJ
Padre Wellington Gusmão Mendes – Paróquia da Ressurreição, Copacabana

Fonte: www.portalum.com.br